Plataforma Académica WEB (BACO)
Network Fundamentals |
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Routing Protocols and Concepts |
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LAN Switching and Wireless |
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Accessing the WAN |
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CCNA |
Networking for Home and Small Businesses |
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Working at a Small-to-Medium Business or ISP |
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Introducing Routing and Switching in the Enterprise |
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Designing and Supporting Computer Networks |
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CCNA |
Modern Network Security Threats | 30 |
Securing Network Devices | ||
Authentication, Authorization and Accounting | ||
Implementing Firewall Technologies | ||
Implementing Intrusion Prevention | ||
Securing the Local Area Network | ||
Cryptography | ||
Implementing Virtual Private Networks | ||
Managing a Secure Network | ||
Tabela resumo da estrutura dos cursos CCNA |
O programa Cisco Networking Academy utiliza um modelo de aprendizagem misto, integrando o ensino presencial com um ensino web-based (cisco.netacad.net) com apoio da plataforma de e-learning da Cisco, disponibilizando conteúdos, assistência online, análise de desempenho para cada formando, aulas práticas em laboratório, e preparação para as normas e certificações da indústria.
Curso | Módulos | Horas |
CCNA
Exploration |
Próximo curso com início em 27.Fevereiro.2012 |
120
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CCNA |
Próximo curso com início em Setembro.2012 |
120
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CCNA |
Próximo curso com início em 27.Fevereiro.2012 Horário de funcionamento: 2 horas semanais presenciais |
30
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Tabela resumo da estrutura dos cursos CCNA |
[ slopes@estgp.pt ]
Valentim Realinho [Coordenador da Formação: Valentim Realinho - valentim.realinho@estgp.pt ]
O objectivo deste projecto/actividade é o constante desenvolvimento de uma plataforma WEB desenvolvida em Software Livre para a Gestão de Conteúdos Académicos e suporte a alguns processos do IPP levados desenrolados pelas escolas.
Este sistema, que se concretiza no WEB site da escola do ponto de vista do utilizador final, visa a melhoria dos mecanismos de comunicação dentro das escolas do IPP usando tecnologia da era digital. A integração deste sistema no meio que o envolve é feita através de sincronização de dados a partir da plataforma SIGES, centralizada nos serviços centrais do IPP. Desta forma podemos tirar partido da informação dai proveniente e potencia-la, adicionando-lhe serviços em benefício dos docentes, alunos e funcionários das escolas.
Este projecto nasceu em 2008 numa proposta do Gabinete de Comunicação da ESTG quando se sentiu que as escolas do IPP não dispunham de uma plataforma WEB normalizada para disponibilizar serviços de comunicação digital aos alunos, docentes e funcionários. Normalmente este tipo de sistema é denominado de sistema de E-Learning. Conclui-se que era difícil para os alunos comunicarem com um professor e vice-versa. Os conteudos curriculares sempre foram publicados de forma partilhada em pastas bem conhecidas e de facil acesso, no entanto mecanismos tais como anúncios, blogs, fichas de unidades curriculares, dúvidas, trabalhos, testes online, lembretes, calendários, páginas normalizadas para cursos, entre muitos outros eram uma falta que se achou que deveria ser colmatada. Apesar desta informação existir obrigava a uma constante actualização por especialistas informáticos do politécnico, o que trazia problemas a outros níveis por falta de tempo dos mesmos para outras tarefas de extrema importância. As plataformas dinâmicas que existiam e existem e que estão em processo de instalação nas escolas, como por exemplo o sistema Moodle , carecem de uma configuração morosa por parte do pessoal da informática. Este tipo de plataforma não é facimente adaptavel à nossa realidade uma vez que foi concebida para ser generalista, nesse sentido deve para ser usada por quem não tem mais solução nenhuma disponível, o que não era o caso da ESTG sento uma escola de tecnologia. Um exemplo claro de dificuldade nos sistemas gratuitos é o facto de ser necessário inserir os docentes, alunos, os cursos e as unidades curriculares um a um usando um formulário WEB para o efeito. A dificuldade de utilização do sistema também pode ser um factor chave no seu sucesso. Não obstante o facto de poder ter sido criado um esforço de desenvolvimento de módulos adicionais para um sistema gratuito, achou-se que a solução "desenvolvimento à medida" se adaptava melhor à nossa realidade, uma vez que iria criar paralelamente um esforço de desenvolvimento e motivos de sobra para elaboração de actividades com os alunos de informática e possivlemente de design.
Slides de apresentação do BACO em 2009
Os objectivos do Baco extravasam em grande parte aqueles que são aqui enumerados, uma vez que este sistema é uma plataforma aberta em constante evolução. Os objectivos do sistema Baco podem dividir-se em comunitários e tecnológicos, mas o principal objectivo do Baco é melhorar o nosso ensino e trazer satisfação aos actores que dele participam. Todos os objectivos aqui listados foram cumpridos pelo sistema Baco e a sua solução está em funcionamento na ESTG. Seguem-se os objectivos comunitários:
Objectivos tecnológicos:
Os objectivos tecnológicos do sistema Baco são muito ambiciosos na medida em que a sua implementação usa tecnologia aberta, ou seja, gratuita, e que permite uma modularidade, escalabilidade e interoperabilidade de última geração.
Recentemente o Baco dispõe de novos módulos desenvolvidos durante o último ano lectivo por alunos e docentes:
Actualmente o BACO evolui no sentido de implementar mais processos relacionados com a vida das escolas. Considera-se que em termos de informação Professor/Aluno o objectivo foi totalmente cumprindo, não querendo dizer que novas formas de comunicação não sejam adotadas. No entanto considera-se extremamente importanto servir toda a comundade, incluindo funcionários. A informação actualmente existente no BACO permite apoiar inúmeros processos de secretaria que estão de momento a ser estudados nalgumas das unidades de Engenharia Informática e em projectos finais de alunos. Ficam aqui alguns exemplos de processos já identificados no trabalho que está a decorrer desde Novembro de 2013: