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Academia Cisco

Plataforma Académica WEB (BACO)


Academia Cisco

     
Network Fundamentals
30
Routing Protocols and Concepts
30
LAN Switching and Wireless
30
Accessing the WAN
30

CCNA
Discovery

[+ info]

Networking for Home and Small Businesses
30
Working at a Small-to-Medium Business or ISP
30
Introducing Routing and Switching in the Enterprise
30
Designing and Supporting Computer Networks
30

CCNA
Security

[+ info]

Modern Network Security Threats 30
Securing Network Devices
Authentication, Authorization and Accounting
Implementing Firewall Technologies
Implementing Intrusion Prevention
Securing the Local Area Network
Cryptography
Implementing Virtual Private Networks
Managing a Secure Network
Tabela resumo da estrutura dos cursos CCNA

O programa Cisco Networking Academy utiliza um modelo de aprendizagem misto, integrando o ensino presencial com um ensino web-based (cisco.netacad.net) com apoio da plataforma de e-learning da Cisco, disponibilizando conteúdos, assistência online, análise de desempenho para cada formando, aulas práticas em laboratório, e preparação para as normas e certificações da indústria.

Calendarização

Curso Módulos Horas
CCNA
Exploration

Próximo curso com início em 27.Fevereiro.2012
Custo de inscrição: (ao abrigo do regulamento do “Aluno Extraordinário”)
Alunos do IPP: 226€
Alunos do Ensino Superior Público: 676€
Outros Formandos: 1126€
Horário de funcionamento: 4 horas semanais presenciais

120
 

CCNA
Discovery

Próximo curso com início em Setembro.2012
Horário de funcionamento: 4 horas semanais presenciais

120
 
 
 

CCNA
Security

Próximo curso com início em 27.Fevereiro.2012

Horário de funcionamento: 2 horas semanais presenciais
30
Tabela resumo da estrutura dos cursos CCNA

Instrutores e contactos

slopes@estgp.pt ]
Valentim Realinho [Coordenador da Formação: Valentim Realinho - valentim.realinho@estgp.pt ]

Plataforma Académica WEB (BACO)

O objectivo deste projecto/actividade é o constante desenvolvimento de uma plataforma WEB desenvolvida em Software Livre para a Gestão de Conteúdos Académicos e suporte a alguns processos do IPP levados desenrolados pelas escolas.

Este sistema, que se concretiza no WEB site da escola do ponto de vista do utilizador final, visa a melhoria dos mecanismos de comunicação dentro das escolas do IPP usando tecnologia da era digital. A integração deste sistema no meio que o envolve é feita através de sincronização de dados a partir da plataforma SIGES, centralizada nos serviços centrais do IPP. Desta forma podemos tirar partido da informação dai proveniente e potencia-la, adicionando-lhe serviços em benefício dos docentes, alunos e funcionários das escolas.

Contexto

Este projecto nasceu em 2008 numa proposta do Gabinete de Comunicação da ESTG quando se sentiu que as escolas do IPP não dispunham de uma plataforma WEB normalizada para disponibilizar serviços de comunicação digital aos alunos, docentes e funcionários. Normalmente este tipo de sistema é denominado de sistema de E-Learning. Conclui-se que era difícil para os alunos comunicarem com um professor e vice-versa. Os conteudos curriculares sempre foram publicados de forma partilhada em pastas bem conhecidas e de facil acesso, no entanto mecanismos tais como anúncios, blogs, fichas de unidades curriculares, dúvidas, trabalhos, testes online, lembretes, calendários, páginas normalizadas para cursos, entre muitos outros eram uma falta que se achou que deveria ser colmatada. Apesar desta informação existir obrigava a uma constante actualização por especialistas informáticos do politécnico, o que trazia problemas a outros níveis por falta de tempo dos mesmos para outras tarefas de extrema importância. As plataformas dinâmicas que existiam e existem e que estão em processo de instalação nas escolas, como por exemplo o sistema Moodle , carecem de uma configuração morosa por parte do pessoal da informática. Este tipo de plataforma não é facimente adaptavel à nossa realidade uma vez que  foi concebida para ser generalista, nesse sentido deve para ser usada por quem não tem mais solução nenhuma disponível, o que não era o caso da ESTG sento uma escola de tecnologia. Um exemplo claro de dificuldade nos sistemas gratuitos é o facto de ser necessário inserir os docentes, alunos, os cursos e as unidades curriculares um a um usando um formulário WEB para o efeito. A dificuldade de utilização do sistema também pode ser um factor chave no seu sucesso. Não obstante o facto de poder ter sido criado um esforço de desenvolvimento de módulos adicionais para um sistema gratuito, achou-se que a solução "desenvolvimento à medida" se adaptava melhor à nossa realidade, uma vez que iria criar paralelamente um esforço de desenvolvimento e motivos de sobra para elaboração de actividades com os alunos de informática e possivlemente de design.

Slides de apresentação do BACO em 2009

Funcionalidades

Os objectivos do Baco extravasam em grande parte aqueles que são aqui enumerados, uma vez que este sistema é uma plataforma aberta em constante evolução. Os objectivos do sistema Baco podem dividir-se em comunitários e tecnológicos, mas o principal objectivo do Baco é melhorar o nosso ensino e trazer satisfação aos actores que dele participam. Todos os objectivos aqui listados foram cumpridos pelo sistema Baco e a sua solução está em funcionamento na ESTG. Seguem-se os objectivos comunitários:

  • Promover a comunicação entre Alunos, Docentes e Funcionários.
  • Ser um sistema interactivo que dissemina informação pelos seus utilizadores sem os obrigar a entrar no sistema como por exemplo enviando emails ou sms de notificação.
  • Facilitar a publicação de material noticioso interno e externo.
  • Facilitar a criação de um Portal Académico e a mudança periódica da sua imagem.
  • Oferecer uma fácil gestão às equipas informáticas.
  • Ser um sistema seguro no acesso aos seus conteúdos.
  • Oferecer um espaço para todas as unidades curriculares onde pode ser gerida a vida dessas unidades em termos de anúncios, blog, marcação e entrega de trabalhos, partilha de documentação, visualização de sumários, contactos de docentes e alunos, fichas curriculares entre outros.
  • Permitir a criação de módulos para o apoio a processos internos das escolas. Alguns exemplos actualmente implementados:
    • Permitir a gestão do processo das entregas/edição/validação das fichas curriculares por parte dos docentes.
    • Convocatórias para Reuniões.
    • Gestão de informação de cursos, planos curriculares, unidades e pessoas.
    • Registar os acessos aos conteúdos e os próprios conteúdos para efeitos de análise estatística posteriori pela administração da escola.
    • Pesquisa e Recuperação de qualquer tipo de informação existente debaixo da alçada do Sistema através de um motor de busca interno + Google.
    • Fornecer ferramentas simples de ajuda pessoal tal como lembretes, calendário, visualização de emails, criação de cópias de segurança, administração de curriculum pessoal e disponibilização no site público do sistema, entre outros.
    • Ajudar quem vem de fora a conhecer melhor as nossas escolas e fornecer serviços informativos de última geração.
    • Ser um tema de estudo real aos alunos de Engenharia Informática e Design.

Objectivos tecnológicos:

Os objectivos tecnológicos do sistema Baco são muito ambiciosos na medida em que a sua implementação usa tecnologia aberta, ou seja, gratuita, e que permite uma modularidade, escalabilidade e interoperabilidade de última geração.

  • Reaproveitar tecnologias e recursos existentes sejam eles de carácter físico ou virtual.
  • Ser muito “leve” e não necessitar de computadores dispendiosos. Se possível aproveitar computadores que tenham a sucata como destino e ainda assim ser extremamente rápido e fiável.
  • Ter um custo muito reduzido de instalação ao nível pessoal e financeiro.
  • Ser um conjunto de softwares gratuitos em termos de licença de utilização.
  • Ser aberto para futuras actualizações mesmo que feitas por pessoas que não começaram no inicio do projecto.
  • Ser um sistema independente do sistema operativo onde correm os seus serviços (Windows, Linux, Solaris, etc).
  • Ser escalável a infinitas máquinas com o objectivo de melhorar o seu desempenho no futuro.
  • Ser altamente disponível, ou seja, não depende exclusivamente de nenhuma das suas máquinas e pode funcionar apenas com uma em caso de múltiplas falhas físicas.
  • Ser interoperavel com o SIGES, sistema concebido pela Digitalis, que guarda a informação sobre o nosso Instituto não sendo necessário estar a repeti-la.
  • Ser interoperavel com sistemas de autenticação tais como redes Windows, de forma a evitar o uso de novas Senhas por parte dos utilizadores.
  • Ser facilmente alterado em termos visuais.
  • Usar plataformas distribuídas e escaláveis de ficheiros para evitar a perda de informação e possibilitar a fácil criação de cópias de segurança por parte dos informáticos.
  • Ser interoperavel com pastas partilhadas em rede para promover o uso de informação criada com mecanismos locais a cada escola (ex. FTP, ou pastas partilhadas).
  • Permitir a fácil criação de novos serviços tais como controlo de quotas de impressão, questionários, entre outros que estão neste momento em desenvolvimento.
  • Permitir a criação e manutenção de conteúdos informativos usando Servidores WEB externos e controlados por informáticos ou pessoal ligado à comunicação que não necessitam de ter formação no sistema Baco para administrar esses conteúdos. 

Recentes no BACO

Recentemente o Baco dispõe de novos módulos desenvolvidos durante o último ano lectivo por alunos e docentes:

  • Sistema de testes online com possibilidade de autocorreção.
  • Sistema de questionários estatisticos gerais e de avaliação pedagógica.
  • Sistema de edição de Fichas Curriculares e geração automática de versões em PDF seguindo o modelo em vigor no sistema da qualidade.
  • Editor de Conteúdos online para funcionários (Sistema onde este site foi construido).
  • Sistema de gestão de emprestimos do Gabinete de Comunicação.
  • Sistema de Envio de Emails à comunidade usando uma série de filtros por Departamento/Curso/Ano/Tipos de Utilizador entre outros.

Actualidade

Actualmente o BACO evolui no sentido de implementar mais processos relacionados com a vida das escolas. Considera-se que em termos de informação Professor/Aluno o objectivo foi totalmente cumprindo, não querendo dizer que novas formas de comunicação não sejam adotadas. No entanto considera-se extremamente importanto servir toda a comundade, incluindo funcionários. A informação actualmente existente no BACO permite apoiar inúmeros processos de secretaria que estão de momento a ser estudados nalgumas das unidades de Engenharia Informática e em projectos finais de alunos. Ficam aqui alguns exemplos de processos já identificados no trabalho que está a decorrer desde Novembro de 2013:

  • Distribuição de Serviço de Exames
  • Fluxos de Documentos (Gestão Documental)