Success Stories

Alunos Diplomados

 

Dinis Marques Santana

Serei sempre bem mais do que um infiltrado...


Serei sempre bem mais do que um infiltrado. Serei, sim, um filtrado. Eu e todos os meus colegas que não ficámos presos no coador. Não ficámos onde os outros ficam. Fomos mais longe. Pensámos, executámos, errámos, aprendemos, seguimos, construímos e concretizámos bem mais do que simples ideias, concretizámos um ideal.

Num tempo em que tanto se fala de identidade própria e da capacidade de iniciativa, é sem falsa modéstia, que digo, NÓS conseguimos, NÓS passámos de nível, NÓS SOMOS ADMINISTRAÇÃO DE PUBLICIDADE E MARKETING.

O ano de 2011 marca uma viragem no nosso curso. Fez-nos crescer, tomar consciência das nossas principais capacidades, mas, mais importante, das nossas principais limitações. A tudo isto chamo perseverança e crença. Lutámos primeiro contra nós próprios, depois contra a preguiça que é sempre o maior obstáculo e, finalmente, contra o paradigma de pensar e não executar. Nós pensámos, criámos e executámos.

Este portal reflecte isso mesmo, o esforço, dedicação, inspiração e transpiração de duas mentes que podem ser brilhantes, que tão bem nos representam e que são um exemplo para todos, em especial para mim.

Corremos riscos é verdade, podíamos ter morrido na praia, mas esse medo nunca foi nosso colega de “carteira”. E já diz o povo, quem não arrisca, não petisca. Procuramos pensar diferente. Procuramos pensar por nós e os resultados estão à vista e não sou só eu que o digo.

Hoje sei que o curso tem um futuro. Trilhamos o nosso caminho e definimos as coordenadas no nosso “GPS”, mas não chega. Há que continuar. Há que passar novamente o nível. Há que ter a ambição de dificultar a tarefa dos que vêm a seguir. Há que deixar um legado. Desafio-vos a continuar e serem ainda melhores. Eu sei que potencial não falta. Usem-no!

Hoje sinto-me mais confiante para encarar o futuro. Sinto-me confiante porque aprendi e ensinei. Cresci e fiz crescer. Porque hoje pertenço a uma equipa. A nossa equipa. Vou estar menos envolvido nas acções do curso, mas sempre aqui para vocês. Muito obrigado.

“Audaces Fortuna Juvat”

 Dinis Marques Santana

 

Diana Romão 

 

De encontro com o tema relativo a este mês, Marketing e novas tecnologias, a equipa do iMarketing achou de maior relevância a entrevistar os colaboradores do atelier criativo Loading Ideas, situada em Portalegre.
Para entrar no espírito, esta entrevista foi feita através do utensílio das novas tecnologias, que provam que a sua importância é tal, que revoluciona todos os paradigmas e formas de alcançarmos o que desejamos.

Entrevista 1 – Diana Romão, Loadind Ideas, 22 de Abril de 2011.

1- Na suas palavras, o que é a Loading Ideas?  
A Loading Ideias trata-se de um atelier que se envolve num ambiente diferente e criativo. 

2- Como surgiu a ideia da Loading Ideas
O projecto partiu da união de três alunos formados na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre, com vontade de apostar no desenvolvimento do interior com um conceito inovador. 

3- Em termos de posicionamento, como se caracteriza a empresa?
O posicionamento da empresa baseia-se na aposta na inovação e na criatividade.

4- Porquê em Portalegre?
A existência de uma vontade de apostar no desenvolvimento do interior com um conceito inovador. Existem também outros factores que “pesaram” para a nossa escolha, como o excesso de oferta noutros mercados e a qualidade de vida que somos possíveis de disfrutar.

5- Os avanços tecnológicos complementam diariamente o vosso trabalho, trata-se de uma ferramenta indispensável, tanto na área do marketing como na área do design?
Sim, tentamos estar sempre actualizados tecnologicamente, pois é muito importante caminharmos ao lado e não atrás dos avanços tecnológicos. Afinal de contas é uma das ferramentas mais importantes da Loading Ideas

6- Tendo em conta a situação actual do mercado português, como é possível subsistir e manter um negócio, como a Loading Ideias?
Com muita força de vontade e por entre altos e baixos, nunca desistir, acreditar sempre claro que é essencial fazer uma boa gestão do negócio sempre com muita criatividade. 

7- Até ao momento, consideram-se uma empresa de sucesso?
Sim, somos uma empresa de sucesso!

8- Quais são os planos para o futuro? Internacionalização está dentro da visão da empresa?
Investimento, crescimento, expansão, estas são as três premissas em que nos vamos orientar para o nosso futuro.
A nossa visão passa por nos tornarmos como o ponto de referência da criatividade, sempre adaptada à inovação e diferenciação nos serviços prestados. Por consequente, a nossa missão é investir num design sofisticado, tendo como base uma equipa que aposta na conquista da liderança de mercado, procurando a sua inserção com adequados critérios de qualidade percepcionados pelos clientes, de forma a satisfazer as suas expectativas. Procura-se respeitar e criar maior valor para o cliente, visando o seu sucesso e a sua perenidade na relação entre a empresa e os seus clientes.

9- Por fim, qual o melhor conselho que pode dar a todos os diplomados prestes a aventurarem-se no mercado de trabalho?
Procurem trabalho, ele existe. Comecem por ir de encontro às necessidades das empresas, se elas sentirem que realmente o que propõem faz sentido e perceberem que vocês marcam a diferença, acreditem que vos acolhem. Pensem que desde que ofereçam valor para a empresa, é difícil recusarem as vossas propostas. ;)

Desta forma, encontramos um exemplo de sucesso de uma empresa que se idealizou na ESTG e hoje em dia se encontra na vanguarda no seu segmento de actuação e com um sucesso que salta à vista de qualquer um.
Um especial obrigado da equipa do iMarketingpor toda a ajuda que proporcionaram, pois sem eles não seria possível a concretização deste projecto.

 

Célia Correia

 

1 - COMO LICENCIADA EM MARKETING, APONTE AS PRINCIPAIS DIFICUTADES PARA A OBTENÇÃO DE UM EMPREGO NA ÁREA.
O tecido empresarial português é hoje um aglomerado de pequenas e médias empresas, tantas vezes faladas que andam em descoberta da sua sobrevivência face à concorrência, mas principalmente face ao contexto actual tão adverso. Para elas, o Marketing ainda é uma incógnita, tantas vezes confundindo com publicidade ou design. Quando se procura um trabalho em marketing tem-se de estar preparado para vestir em primeiro lugar não a camisola de “Célia” ou de “jovem licenciado”, mas sim de marketeer! Contudo, a polivalência que tanto é requerida pelas empresas, na área do marketing ainda se torna mais valorizada! Muitas vezes podemos não fazer acções concretas de marketing, o que pode desmotivar ao início, mas tudo tem de ser perspectivado como uma aprendizagem. Em grandes empresas pode ser diferente, mas nessa dimensão ainda não tive a chamada “sorte”. 

2 - CONSIDERA QUE A SUA LICENCIATURA EM MARKETING A PREPAROU DEVIDAMENTE PARA O MERCADO DE TRABALHO?
Claro que sim! No princípio, meio ou fim nunca se está preparado. Um dia após o outro prepara-nos na medida em que criamos um “amortecedor” face às situações, nessa medida considero que a ESTG foi um óptimo amortecedor. Lembro-me que quando realizei o meu estágio curricular entendida perfeitamente os trabalhos que me eram pedidos, os conceitos e termos que usavam diariamente, embora com as normais dificuldades da adaptação, senti que foi mais fácil. Contudo, o principal elemento do “amortecedor” que falo é a curiosidade, a revolta, que não nos deixa ficar quietos, satisfeitos! E estes podem nascer connosco, mas a escola tem uma maneira especial de nos incutir esse “bichinho”.

3 - CONSIDERA QUE ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DO IPPORTALEGRE TEM NOTORIEDADE JUNTO DO TECIDO EMPRESARIAL?
Penso que sim. Sendo eu natural do Algarve, muitas entrevistas de emprego a que sou chamada são de empresas de lá e como não poderia deixar de ser têm como tema a formação e, para superação das minhas expectativas, há muitas pessoas que conhecem a cidade, ou a escola, mas ainda melhor: conhecem alunos de marketing da ESTG. Todos eles me deram referências espectaculares desses alunos e outros ainda integram essas empresas, entraram para os quadros da administração e hoje são meus amigos por estes pontos que temos em comum: Portalegre, ESTG e o Marketing!
Penso que esta notoriedade provém da antiguidade do curso, por exemplo no ano de 2005, quando ingressei no ensino superior no sector público, a ESTG era a única escola com o curso de Marketing e Publicidade em todo o país e ser o primeiro tem sempre as suas vantagens.

4 - NO SEU ENTENDER, QUE ACÇÃO PODERIA APOIAR, FACILITAR OU IMPULSIONAR UMA ENTRADA DE SUCESSO NA VIDA ACTIVA?
Por parte da escola e mais propriamente do IPP, lembrando a sua natureza  politécnica espera-se uma maior proximidade com o tecido empresarial em comparação com outras instituições, o que já comprovei pessoalmente. A notoriedade da escola pode ser um factor de escolha num emprego, mas como sabemos a notoriedade não se constrói nem se tem de um dia para o outro. No meu entender, muito tem sido feito para criar essa ponte entre o “teórico/prático”, mas está muito dependente de cada um o seu sucesso.

5 - NA SUA OPINIÃO, O IPPORTALEGRE OFERECE CONDIÇÕES / PROGRAMAS DE APOIO QUE FACILITEM A ENTRADA NO MERCADO DE TRABALHO?
O estágio curricular pode ser um deles. Apesar das dificuldades vividas hoje, o estágio pode ser não só uma lição sobre a realidade empresarial para o aluno, mas também um “refresh” para a empresa. Para além disso, foi criada a bolsa de emprego que funciona para todos os alunos do IPP como um “mini centro de emprego” para aqueles que foram clientes desta instituição. A escola promove o Poliempreende para despertar a criatividade e estratégia junto dos alunos, mas hoje em dia conseguir um emprego é difícil e talvez a solução passe pela criação do próprio emprego, onde ainda há um longo caminho a percorrer.

Actuais Alunos

Paulo Leiroa

 

Por que um dia eu escolhi…

Há cerca de 2 anos atrás, pensava eu no que queria seguir após a conclusão do secundário, mas dava por mim sem ideia nenhuma.
O problema não era a falta de opções, o problema é que nada me parecia agradar. De entre uma extensa lista de cursos, houve um que me chamou especial atenção. “Administração de Publicidade e Marketing” leccionado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre.


De Portalegre conhecia pouco ou quase nada, até porque nunca tinha visitado a cidade, mas o nome do curso fez-me pensar seriamente sobre o tema. Comecei a dar por mim a dar especial atenção aos anúncios publicitários que passavam na TV e a criticar o real valor desses anúncios. Comecei a observar o impacto que estes tinham nas pessoas com quem convivia e pensar que de certa maneira já fazia aquilo  sem antes dar especial atenção ao tema.
Recordo-me especialmente de uma vez em que passou um anuncio sem som e toda a gente reparou, pensando que a televisão se tinha desligado. Dei especial valor a esse anuncio, não pelo conteúdo, mas pela forma como o tinham introduzido.
Essas recordações fizeram-me investigar sobre a área, reparei no plano de estudos do curso de APM e foi com especial satisfação que reparei que aquela área me agradava. Percebi que a publicidade fazia parte do Marketing e o meu interesse pela área aumentou significativamente. Não pensei duas vezes em colocar o curso de Administração de Publicidade e Marketing como primeira opção.
Fiquei bastante satisfeito por ter entrado logo na primeira opção porque era realmente o que eu queria, no entanto não consegui deixar de ficar um bocado apreensivo visto não conhecer minimamente Portalegre nem a ESTG.
Não duraram muito tempo as minhas preocupações, na ESTG fui muito bem recebido e uma semana depois já me sentia integrado. Aqueles com que convivi deixaram-me à vontade para poder sentir que aquele era o sitio certo para estudar e tirar a minha licenciatura.
O curso surpreendeu-me pela positiva, pois para alem de gostar de publicidade, percebi que também gostava bastante de Marketing. Percebi que Marketing tinha uma importância tremenda no desenvolvimento de tudo o que nos rodeia. O Marketing está em todo o lado, basta ter os olhos bem abertos para perceber o real valor da área. Todos os dias, desde que nos levantamos fazemos o nosso próprio Marketing e criamos relações de Marketing com o ambiente que nos rodeia.
Em Marketing e no curso de APM podemos ser criativos, podemos usar as nossas ideias e colocar um pouco de nós, em cada projecto que sabemos contar para o nosso desenvolvimento e que pode vir a ser útil para o futuro de uma entidade ou empresa. 
No curso não temos de saber quantidades excessivas de matéria. No curso aprendemos a pensar, aprendemos a criar e a desenvolver projectos. Criamos relações de trabalho, desenvolvemos o espírito de equipa e desenvolvemos as nossas ideias com o apoio da escola e de quem nesta exerce a sua profissão.

Ter entrado na ESTG e no curso de APM teve muito significado. Se estou aqui foi por vontade própria e se continuo foi porque gostei e decidi ficar. Hoje estou muito grato por frequentar este curso e esta escola, hoje estou satisfeito por que um dia eu escolhi…  

Alex Correia

 

O porquê da mudança...
A primeira vez que ouvi falar em Marketing foi com a minha irmã e na altura ainda estava bastante “perdido” em relação ao curso que iria determinar o meu futuro enquanto profissional.
Marketing, a mim parecia-me uma grande fraude de início, e ainda por cima vindo da minha irmã! Contudo ao mesmo tempo não conseguia deixar de pensar o quão interessante era e senti que aquilo já era alguma coisa, era algum entusiasmo, era vontade de experimentar.
A minha primeira tentativa em marketing foi na universidade do Algarve mas o curso não me pareceu em nada com marketing, parecia muito com gestão, não encontrei a parte criativa, so vi números e pensei, afinal é isto marketing?

 
Não pode ser, o curso não me estava a parecer com nada do que me tinham contado e senti que tinha-me enganado a mim próprio e por algum tempo voltei a estar perdido.
Um ano depois voltei a tentar, eu sabia que era marketing que me interessava, nada mais nada menos, eu queria lidar com pessoas, com estratégias, com produtos e empresas e sabia que tinha de lidar com números e apesar de os detestar, ao mesmo tempo sentia total respeito por eles porque no fim sem eles não há nada.
Administração de Publicidade e Marketing na Escola superior de tecnologia e gestão de Portalegre, no inicio pensei, é bem! Mas, Portalegre? Onde é que eu me vou meter...
Devo confessar que Portalegre esteve longe dos meus planos iniciais, contudo não me arrependo nada de aqui estar.
A minha opção em Portalegre deve-se em grande parte pelo plano de estudos, depois do meu primeiro erro no Algarve não quis arriscar e certifiquei-me de que estava a ir para o sítio certo.
O único plano de estudos semelhante no país é o de lisboa e apesar da cidade dar provavelmente mais notoriedade ao curso, Portalegre da mais notoriedade às pessoas. Aqui sinto-me bem, fui recebido com grande espírito por parte do resto dos alunos desta universidade, e isso reflecte-se no entusiasmo que sinto em trabalhar com eles, tal como, em festejar.
Esta cidade é como aquelas pessoas que à primeira vista dá má impressão, depois ao conhece-la surpreende-nos pela positiva e é tão melhor sentirmo-nos surpreendidos positivamente ao invés da desilusão de algo que nos pareceu fantástico e depois acabou por se revelar uma fachada.
Hoje posso dizer que estou bastante feliz com a minha escolha, a escola tem excelentes condições, bom ambiente entre alunos e docentes, grande espírito festivo e com excelentes iniciativas extra-curriculares.