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Alunos de Gestão da ESTG conquistaram o 4º lugar na edição nacional do GMC – Global Management Challange

“Quatro alunos de Gestão da ESTG formaram uma equipa (Figura 1), participaram no GMC e provaram que era possível vir para casa com um honroso 4º lugar e serem tão bom como os melhores” (WEBLETTER do Departamento de Ciências Empresariais, Sociais e Humanas).

 

 

 

GMC é promovido pela SDG – Simuladores e Modelos de Gestão. Trata-se de uma empresa portuguesa que promove há 31 anos a competição a nível nacional junto de universidades e grandes empresas nacionais, numa perspectiva de formação de executivos e estudantes de gestão, na área da gestão global e da estratégia empresarial, com vista a desenvolver a excelência na gestão. Permite aos gestores e estudantes testarem os seus conhecimentos e analisarem o impacto das suas decisões no seio de uma empresa.

A SDG tem tido grande sucesso internacional e conseguiu, a partir da década de 80, expandir o GMC pelos cinco continentes, tendo registado a adesão de 35 países a esta competição, o que faz com que este jogo de simulação empresarial seja aquele que tem maior projecção a nível mundial.

O objectivo principal do GMC é preparar os quadros das empresas e os alunos do ensino superior para os desafios do mercado global e facilitar a aprendizagem através da prática simulada. Este é um dos métodos mais eficazes de aplicar e potenciar os conhecimentos adquiridos em gestão. Through encountering various realistic situations, the participants are stimulated to think creatively and to draw conclusions. Ao encontrarem várias situações idênticas às reais, os participantes são estimulados a pensar criativamente e a tirar conclusões das consequências das decisões estratégicas tomadas. Através da aprendizagem pelos erros cometidos e conquistas alcançadas, os participantes desenvolvem competências de gestão de empresas. Funciona também como complemento e desenvolvimento dos conhecimentos apreendidos ao longo dos cursos de Gestão e Economia e da prática de gestão empresarial.

Outro dos objectivos da competição consiste em facilitar a comunicação entre empresas e universidades/ politécnicos. Muitas empresas patrocinam equipas de estudantes e/ou equipas mistas, formadas por quadros da empresa e alunos. Nessa perspectiva, o Global Management Challenge facilita a selecção e recrutamento de jovens estudantes, uma vez que estes ganham grande notoriedade ao alcançarem sucesso no GMC. As empresas têm interesse em investir nos gestores e dirigentes do futuro, uma vez que os elementos das equipas finalistas da competição revelam um elevado potencial de gestão e empreendedorismo.

Aos participantes é proposta a gestão de uma empresa virtual que produz três produtos. Cada equipa está em concorrência com outras sete equipas do mesmo grupo nos mercados União Europeia, NAFTA (EUA, Canadá e México) e Internet, que é um mercado global que abrange todos os países do mundo.

Recorrendo exclusivamente ao simulador, as equipas concorrem entre si num ambiente competitivo e motivador, reforçando conhecimentos e competências de estratégia, de análise e de trabalho em equipa. Estes instrumentos permitem interactividade entre as várias equipas, ou seja, as decisões de uma equipa irão influenciar as decisões das outras equipas concorrentes.

Neste jogo da gestão global os participantes têm que analisar o desempenho passado da empresa, ao nível do diagnóstico interno, efectuar o diagnóstico externo e projectar a empresa para o futuro, definindo um planeamento estratégico com base nos recursos disponíveis (e a obter no futuro), nos pontos fortes e fracos detectados na análise interna e nas oportunidades e desafios encontrados no diagnóstico externo. As categorias em que tomam as decisões (faseadas em cinco etapas) são decompostas pelos vários departamentos da empresa: há decisões de marketing, produção e distribuição, finanças e recursos humanos.

Esta competição reflecte os valores empresariais modernos e os fundamentos da gestão global, num ambiente de grande instabilidade e inovação tecnológica. A liderança, a excelência na gestão, a velocidade na tomada de decisão, a inovação e diferenciação são valores fundamentais num ambiente de grande turbulência. A resolução de problemas sobre pressão, o espírito de empreendedorismo, a competitividade e a necessidade de dar prioridade ao bom senso na tomada decisão estão presentes nesta competição.

Os prémios envolvidos no GMC são 5 000 euros e uma viagem e estadia para a equipa vencedora para representar Portugal no GMCWORLD, que é a competição do GMC a nível

Existe um contrato plurianual de fidelização entre a ESTG-IPP e a SDG, o qual permite aos vencedores da competição (idêntica ao GMC), realizada no âmbito da UC de Simulação Empresarial do plano de estudos do Curso de Gestão, o direito a participarem gratuitamente no GMC nacional. Foi assim que os nossos estudantes lá chegaram .

Realça-se o facto de a ESTG-IPP ter sido o único estabelecimento do ensino superior português a chegar à final do GMC. Das 756 equipas em competição, havia representantes da maioria das universidades e politécnicos e foram todas eliminadas, excepto a equipa vitoriosa da ESTG composta pelos estudantes Belarmina Lourenço, António Costa, Célia Lapão e Nuno Ramalho, os quais participaram com a utilização dos conceitos e das técnicas adquiridos no Curso de Gestão, aos quais juntaram a inspiração e o bom senso

 

 

Presença na ENOV+

                        Feira de Emprego e de Empreendedorismo

 

O certame ENOVE + pretende promover e debater o emprego e o empreendedorismo, sobretudo nas regiões de Portalegre e da Extremadura espanhola.

 

“No espaço da Enove+ cruzar-se-ão o Politécnico, representantes do tecido empresarial da região e estudantes de outros graus de ensino. Assim se estimula a formação, a criação de emprego e a iniciativa empresarial, vectores fulcrais quando se trata de aumentar a competitividade da economia, desenvolver uma região particular, procurando melhorar as condições de vida das populações e criar riqueza para o país.” (WEBLLETER do Departamento de Ciências Empresariais, Sociais e Humanas).

 

Com a participação da Comissão do Curso de Gestão, procura-se divulgar o Curso junto do público em geral e particularmente junto dos estudantes do ensino secundário. Para atingir este objectivo, utilizando um espaço especificamente destinado ao Curso no pavilhão da ENOV+, são realizadas as seguintes actividades:

 

- Apresentação do Curso em powerpoint;

- Conversa com os estudantes do ensino secundário e com o público em geral;

- Apresentação de sessão temática.

 

A dinâmica da participação é evidenciada através da entrevista feita ao Coordenador do Curso de Gestão, Prof. Nicolau de Almeida, pelos estudantes do Curso de Jornalismo da ESSE-IPP (Figura 1) e pelo ambiente de discussão e análise de temas da Gestão, entre o Prof. Joaquim Baltazar Vaz e estudantes do Curso de Gestão (Figura 2).

 

 

A sessão temática na ENOVE+ intitulada “A um passo da competência! Praticar a Gestão.”

 

  1. Valorizar o futuro profissional
  2. Possibilitar o desempenho adequado
  3. Contribuir para o desenvolvimento das competências

A interrogação feita ao potencial interessado pelo Curso de Gestão (Figura 1).

Figura 1 – A interrogação …será desempenho?

 

  1. A importância da Gestão na sustentabilidade das empresas
  2. A simulação empresarial na aprendizagem da Gestão Aplicada
  3. O papel do técnico oficial de contas (TOC) no apoio à Gestão e à Fiscalidade.

Permite a consolidação das aprendizagens e a aplicação das competências através de:

 

                                   Simulação da gestão

                                   Estágio (Projecto profissional)

                                   Estágio (Projecto de investigação e desenvolvimento experimental)

 

  1. O desafio da simulação da gestão
  2. O Espírito do jogo
  3. Vantagem da aprendizagem através da prática simulada
  4. E para continuar a sua formação, a um nível mais especializado, temos o

 

Mestrado em Empreendedorismo e Gestão de PME

 

 

“Enriquecer a aprendizagem” com o SABI - Sistema de Análise de Balanços Ibéricos

 

 

No âmbito da UC de Análise e Planeamento Financeiro, realizou-se uma sessão sobre a utilização da aplicação Sistema de Análise de Balanços Ibéricos (SABI), destinada aos estudantes do Curso de Gestão, regimes diurno e pós-laboral.

 

A versão sobre a qual incidiu a sessão contém:

 

- Contas de 320 000 empresas Portuguesas;

- Relatórios com contactos, balanço e demonstração de resultados que podem ser dispostos por vários níveis de detalhe, rácios, indicadores de importação/exportação, accionistas, subsidiárias, equipa de administração, auditores, bancos e para empresas cotadas, informação de mercado e preço das acções, cotação, valorização anual e corrente e series mensais;

- Possibilidade de criação de rácios próprios a incluir nos relatórios ou a usar como critérios de pesquisa;

- Possibilidade de comparação entre empresas com o mesmo código de actividade, com a mesma localização geográfico e/ou outros critérios definidos pelo utilizador.

 

A aplicação SABI, instalada na ESTG-IPP pela empresa Bureau Van Dijk, destina-se a trabalhos de análise financeira detalhada e risco de crédito, corporate finance, venture capital e M&A research, vendas e marketing, permitindo analises seguras e produção de relatório de empresas, artigos académicos estudos ou aulas.

 

A aplicação é usada pelos estudantes, para pesquisa de empresas e realização de trabalhos de grupo, consubstanciados na elaboração de um relatório de análise financeira de empresas nacionais cujas contas aí se encontram disponíveis.

 

A título de exemplo do output gerado pela aplicação, segue-se alguma da informação que pode ser obtida do SABI e que foi exposta na sessão supra mencionada: