activities

Alunos de APM na final do EDP University Challenge 2013

Um grupo de alunos do 2º ano da licenciatura de Administração de Publicidade e Marketing da ESTG, está entre os finalistas do concurso universitário EDP University Challenge 2013. +Home Control foi o tema abordado por Diogo Guerrinha, Joana Costa, Patrícia Andrade, Luís Silva e Fábio Entradas na sua campanha de sensibilização para a poupança energética por parte dos lares portugueses.
O EDP University Challenge 2013 é a 7ª edição de um concurso universitário que tem por objetivo promover o desenvolvimento detrabalhos nas áreas de estratégia, marketing e comunicação. A final vai ter lugar no Museu da Eletricidade, em Lisboa, no próximo dia 17 de Outubro, com uma sessão de Elevator Pitch, para que os melhores grupos apresentem os seus trabalhos.

A organização pretende com o Elevator Pitch que todos os grupos finalistas do projecto tenham a oportunidade de apresentar os seus projectos à audiência presente na cerimónia tipicamente constituída por quadros da EDP e da PremiValor Consulting, docentes e alunos das diversas escolas a nível nacional, convidados oriundos de outras empresas, investidores, jornalistas, entidades financeiras, sociedades de Private Equity, Business Angels, etc.

Os 15 projectos finalistas resultam de uma avaliação preliminar já realizada dos inúmeros trabalhos apresentados a concurso. Nas edições anteriores estiveram presentes dezenas de equipas de mais de quinze universidades.

O “EDP University Challenge” é um prémio universitário que irá atribuir ao grupo vencedor, uma bolsa estudo e é dada ainda a possibilidade de realizar um estágio na EDP.

Esta é uma iniciativa da EDP – Energias de Portugal, SA, cujo objectivo é o de contribuir para o desenvolvimento da excelência na formação académica complementar de estudantes ao nível da Licenciatura, Pós-Graduação e Mestrado (1º e 2º ciclo do processo de Bolonha).

 O objectivo do projecto é premiar as vertentes académicas e científicas dos trabalhos apresentados pelos grupos que participem nesta iniciativa, promovendo uma maior interligação entre as universidades e o mundo empresarial em linha com o preconizado pelo Processo de Bolonha.

O concurso foi lançado na ESTG com uma apresentação por parte da empresa à escola na qual estiveram presentes alunos das diversas licenciaturas, o desafio foi agarrado pelos alunos do curso de Administração de Publicidade e Marketing que já têm alguma tradição de concorrer a concursos universitários. Tendo já havido outras equipas nas finais das edições anteriores.

Depois de uma análise do mercado e levantamento dos problemas, os alunos, na altura do 1º ano do curso, propuseram uma campanha para a poupança energética dirigida aos lares portugueses. E é essa proposta que os levou a ser uma das equipas finalistas.

__________________________

 

 

Portal iMarketing

Lançado no final de Abril de 2011, o Portal dos alunos de Administração de Publicidade e Marketing procura ser um ponto de encontro e de apoio ao desenvolvimento de conhecimentos e cultura dentro da área afecta ao curso.
O iMarketing é mantido por alunos do curso e disponibiliza informações sobre as actividades que se realizam dentro do curso, como workshops, concursos, debates, etc . Também disponibiliza informações que interessam a estudantes da área, bem como a qualquer pessoa que goste de se manter actualizado sobre publicidade e marketing, como por exemplo spots publicitários, notícias sobre produtos e marcas, crónicas de professores e alunos da ESTG-IPP, etc.
O resultado das actividades realizadas e das diversas partilhas de actuais alunos, diplomados, docentes da área e fora da área reflectem o impacto significativo do iMarketing.


Está disponível para acesso em www.estgp.pt/imarketing.

 

Aulas Temáticas

Pedro Ranheta e Susana Barbosa - “Sistema de Informações do Gabinete de Comunicação da ESTG.”

Luís Bello Moraes - “Marketing online.”

Pedro Assude  - “Imagem e Notoriedade da DELTA Q.”

Beata Kinga Adamczyk  - "Brand Forgery”

Alberto García Galdeano, Jesús Borrego Reina e Francisco Torres  Munuera  - “Publicidad Portugal Vs Espanha”

Miha Vidic  - Advertising in Slovenia

Anastasia Lytovka - Advertising in Ukrania  

Virgilio González Fernández  Phd. (Universidad de Granada, Campusa de Melilla)  - “Plan estratégico de Turismo de Meliilla “

Franc Vidic  GEA College of Entrepreneurship - Ljubljana – Eslovenia - “Marketing Entrepreneurship”

 

Cocktail dos Idiotas 

O Cocktail dos Idiotas teve como objectivo principal a despedida dos alunos finalistas de Administração de Publicidade e Marketing, uma vez que estão prestes a concluir as suas licenciaturas.
Participaram neste evento Sara Andrade e Máximo Borges, diplomados do curso de Administração de Publicidade e Marketing, onde contaram os seus percursos pós ensino superior, elucidando os presentes dos desafios que se impõem aos jovens quando chegam ao mercado de trabalho.
Este evento terminou com um cocktail que contou com a participação de todos o convidados, onde se discutiram alguns temas do mundo do marketing num ambiente agradável e de convívio.

 

Participação na ENOVE +

O curso de Administração de Publicidade e Marketing esteve presente na Feira de Emprego e Empreededorismo Enove +. O Stand de APM direccionava-se essencialmente para os alunos das escolas secundárias do distrito de Portalegre e para os empresários e empresas que se faziam representar na feira. Tendo como tema “Marcas”, o espaço de APM disponibilizava um conjunto de actividades lúdicas que visava a interacção dos visitantes com o mundo do marketing e da publicidade.
Os alunos do curso de Administração de Publicidade e Marketing demonstraram mais uma vez, que querem ter um papel activo na região em que se inserem, deixando inequívocas as potencialidades do curso que representam.

 

Acção de Natal – Pais Natal

Em Dezembro de 2010 os alunos do curso de Administração de Publicidade e Marketing, decidiram dar as Boas Festas à população Portalegrense de uma maneira diferente e original.
A acção consistiu em todos os participantes se vestirem de Pai Natal e transmitirem uma mensagem de Boas Festas e em pontos estratégicos da cidade exibirem uma coreografia alusiva ao Natal.
No decurso desta, alem da mensagem de Boas Festas e da exibição da coreografia, os participantes interagiram também com a população distribuindo cartões de boas festas e guloseimas.
Foi uma acção que superou todas as expectativas dos que dela faziam parte, mas também toda a comunidade, que parou para assistir ao que acontecia pelas ruas da cidade, agradecendo aos alunos e comentando que se tratava de uma iniciativa muito original.

 

 

Responsabilidade Social – Todos Temos Amor para Dar

Pelo segundo ano consecutivo, realizou-se a Acção de Solidariedade ‘Todos Temos Amor para Dar’.
Sabendo das dificuldades por que passam algumas famílias, o curso de Administração de Publicidade e Marketing, com a colaboração da comunidade académica do Instituto Politécnico de Portalegre, desenvolveu uma acção de solidariedade em conjunto com a Instituição Obra de Santa Zita para proporcionar às crianças mais carenciadas da instituição um natal feliz. 
O principal objectivo consistiu na angariação de presentes, adequados à idade das crianças identificadas, oferecidos por professores, alunos e pessoal não docente dos Serviços Centrais e Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre e posterior entrega dos mesmos na Instituição poucos dias antes do Natal.
Graças ao espírito solidário demonstrado por todos aqueles que participaram na acção, foi possível entregar mais de duas prendas por criança e proporcionar alguma felicidade e muitos sorrisos.